08 junho de 2022
Com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e nossa gestão cultural, o novo filme de Silvio Tendler, Saúde tem Cura, estreou, ontem (07/06), em um evento realizado no Estação Botafogo. Sob fortes aplausos, Tendler agradeceu a todos que compareceram.
“Eu comecei este filme em 1988, com Sergio Arouca. Uma caminhada longa, mas a arte demora. Não é uma construção fácil. O tema parece fácil, mas é muito complicado”, disse o cineasta.
Saúde tem Cura aborda a importância e as fragilidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com diversos depoimentos e entrevistas de usuários, trabalhadores, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil.
No mesmo dia, o documentário ficou disponível gratuitamente no canal do Youtube, da produtora Caliban para todos assistirem.
“A principal questão colocada nesse filme é mostrar esse projeto civilizatório em outro contexto, que requer de nós muito debate e sobretudo a sua atualização”, refletiu a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, após a exibição.
O documentário é fruto do Programa de Ações Educativas e Culturais, uma das iniciativas da Fundação para a mitigação dos impactos da Covid-19, viabilizadas através da rede de parcerias Unidos Contra a Covid-19 e pelas parcerias com o Itaú Social, Instituto de Biologia Molecular do Paraná, Rac Engenharia e Centro Brasileiro de Estudos de Saúde.
Veja a galeria de fotos.
22 março de 2024
10 novembro de 2023